Ecologia Urbana

Blog da disciplina de ecologia urbana, do 5º ano da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, docência do Professor Doutor Jacinto Rodrigues

9.3.07

Arquitecto Jorge Lira visita-nos na próxima aula

O arquitecto Jorge Lira vai visitar-nos na próxima aula, do dia 13 de Março, para partilhar connosco a sua experiência que o Prof. Jacinto descreve como "notável e de muito interesse para o que estamos a fazer". Transcrevo na íntegra o e-mail que deu origem a esta visita:


Caro Prof. Jacinto Rodrigues:
Por esta forma, finalmente, em contacto consigo, passados tantos e tantos anos.
Quem me deu o seu contacto de email foi o Filipe Francisco, que descobri na NET e ainda não tive o prazer de conhecer.
Suponho que nos anos que decorreram, com tantos alunos que lhe passaram pela frente, estará longe de se poder lembrar de mim:
Sou o Jorge Lira e terminei o curso em 1991.
No Quinto ano, quando o tema de Projecto foi à livre escolha, fui aquele que escolheu projectar uma... Vacaria Colectiva para a aldeia de S. Joanico, em Vimioso ...
... tocava (e toco) Gaita de Foles com os velhos Gaiteiros Mirandeses (aprendi em S. Joanico com um velho amigo que está agora muito, muito doente) e tivemos, nessa altura do curso, muitas conversas sobre Eco Desenvolvimento.
Entretanto os anos passaram, não tinha o seu contacto, fui andando ano após ano.
Percorri os caminhos da Arquitectura "Bioclimática" e da conservação energética, (e assim construí a minha casa na Maia) até entender que a questão está muito mais na Sustentabilidade como conceito Matricial do nosso procedimento do que na Energia e na Conservação Energética, conceito que me foi impingido, ano após ano, pelo Prof. Eng. Eduardo de Oliveira Fernandes - (um dos que agora defende a cosntrução da Barragem do Baixo Sabor ...)
Assim sendo, e como não podia deixar de ser,
Acabei a projectar e cosntruir em Madeira, numa tentativa de demonsntrar ao público em geral que as casas de madeira não têm necessariamente de ser um híbrido entre a casa do "Bonanza" e o chalet alpino da "Heidi". E tenho realizado algumas obras nesse âmbito. Envio-lhe um "PDF" de um dos meus mais querido edifícios, todo realizado em Criptoméria Japónica provinda de abate florestal sustentável na ilha de S Miguel (Contrato de Abate: para um abate de árvore >30 anos, obrigatório realizar três plantações novas). E agora vou começar com a construção em fardos de palha, em workshops experimentais e para realização de algumas coisas em concreto, na Aldeia de Atenor -Sendim - Miranda do Douro.
Entretanto, não cortei o meu "cordão umbilical adoptivo" com o planalto Mirandês, que me advém da gaita de Foles... : está criada finalmente, uma empresa (Tomelo, Eco Desenvolvimento, Lda) que me envolve, mais aos meus bons amigos de lá (Barbara Fráguas, José Jambas, Miguel Nóvoa, todos (como eu) da AEPGA - a tal associação que pretende salvar o Burro Mirandês da extinção).
No presente momento tenho em criação uma realização conjunta com a Câmra Municipal de Vimioso que vai ser (creio) algo inovador em termos de Eco Desenvolvimento, em Portugal e muito gostaria de falar consigo sobre isso.
Estará disponível, ao final destes anos todos, para conversarmos outra vez ?
Um abraço