Ecologia Urbana

Blog da disciplina de ecologia urbana, do 5º ano da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, docência do Professor Doutor Jacinto Rodrigues

21.5.07

Teste 3º período

“Uma boa e uma má notícia

(…) A má notícia é que a humanidade transformou o planeta Terra ao ponto de ameaçar a produção pela natureza dos bens e serviços essenciais para a humanidade: fertilidade dos solos e controlo da erosão, água potável, ar de qualidade, diversidade dos recursos genéticos na base do desenvolvimento de produtos farmacêuticos e agrícolas, abastecimento alimentar (peixe, caça) e de combustíveis, regulação das inundações e do clima, serviços “culturais” de que as sociedades humanas beneficiam para a sua vida espiritual, estética e simbólica… Ao ponto das respostas do ambiente natural à escalada das pressões exercidas pelo homem se tornarem imprevisíveis: a humanidade não está ao abrigo de más surpresas ambientais. Os pessimistas têm razão: a humanidade segue hoje uma trajectória de desenvolvimento que não é durável.

A boa notícia é que, ao longo de toda a sua história, a humanidade deu provas de uma grande capacidade de adaptação às alterações do seu ambiente. Pela sua criatividade, o homem inova, ajusta as suas tecnologias, as suas instituições e a sua atitude face à natureza, aliviando assim a pressão sobre o ambiente. Portanto os optimistas também têm razão: as inovações permitem evitar que as alterações do ambiente natural ameacem o futuro da humanidade.

Porém, as inovações necessárias a um reequilíbrio entre a actividade humana e os processos naturais não se produzem de maneira espontânea e a sua implementação requer uma renovação da organização social e económica das sociedades. Uma mutação desse tipo leva vários decénios.

No passado, a adaptação das sociedades humanas só se produziu quando o homem não tinha alternativa. Hoje, dada a amplitude mundial das alterações ambientais, a inércia dos sistemas naturais e sociais e a complexidade crescente das economias, a adaptação da actividade humana deve ser feita por antecipação. Uma consciencialização dos riscos e uma reacção rápida por meio das políticas apropriadas são indispensáveis para reencontrar uma trajectória de desenvolvimento durável.

Assim sendo, só podemos ser optimistas a longo prazo na condição do pessimismo contribuir para alterar o mundo actual a curto prazo.”

Éric Lambin, in “A Terra sobre Corda Bamba – para um reequilíbrio ecológico”, Col. Perspectivas Ecológicas, Ed. Instituto Piaget, 2006

Tendo em conta este enquadramento teórico sobre a relação entre a humanidade e o planeta Terra, faça uma reflexão crítica revelando de que modo vê a sua futura atitude como cidadã(o) e arquitecta(o) ligada(o) às questões da construção e do urbanismo.

Enumere algumas actividades possíveis que possa vir a realizar como cidadã(o) e profissional explicitando:

  1. Que dificuldades julga encontrar?
  2. Que limites prevê na sua acção?
  3. Que abertura e apoios pensa encontrar para realizar uma correcta actividade profissional na defesa do interesse público?

BOM TRABALHO!

O Professor