Ecologia Urbana

Blog da disciplina de ecologia urbana, do 5º ano da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, docência do Professor Doutor Jacinto Rodrigues

5.3.07

Bairro em Matosinhos ganha Prémio Europeu de Energia Sustentável 2007

O bairro cooperativo da Ponte da Pedra, em Leça do Balio, Matosinhos, autoria do arquitecto António Carlos Coelho, ganhou o prémio europeu de Energia Sustentável 2007, na categoria de "Parcerias público-privadas", atribuído pela Direcção-Geral para Energia e Transportes, de Bruxelas.


"As medidas aplicadas demonstram uma efectiva preocupação na adequada gestão energética, que passam pela utilização de medidas solares passivas, melhorando o desempenho energético passivo do edifício, e activas que permitirão reduzir o consumo de electricidade e de gás, aproveitando energia solar para AQS, ou seja, recorrendo a formas de energia renovável.
Existem também medidas que permitem uma adequada gestão da água no interior das habitações (chuveiros com válvulas termostáticas para controlo de temperatura, autoclismos com dupla descarga de 3 e 6 litros, aproveitamento de águas pluviais para a sanita, etc.), contribuindo, desta forma, para a redução do consumo de água para abastecimento doméstico.
No exterior dos apartamentos são também aplicadas medidas para reduzir os consumos de água em espaços comuns e exteriores, nomeadamente através do aproveitamento de águas recuperadas para rega da totalidade dos jardins da urbanização e da introdução de sensores de humidade que permitem detectar a necessidade de rega.
O facto de se ter implementado um sistema de recolha e armazenamento das águas pluviais, de escorrência superficial na área do empreendimento e de infiltração nas garagens, depois utilizadas, como referido, nas sanitas e rega de jardins, contribui efectivamente para a gestão de águas localmente.
Verificou-se uma preocupação na utilização de materiais locais preferencialmente localizados na zona centro norte, num raio de aproximadamente 100 km, apresentando certificados de qualidade."