Ecologia Urbana

Blog da disciplina de ecologia urbana, do 5º ano da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, docência do Professor Doutor Jacinto Rodrigues

13.3.07

Propostas do Arquitecto Jorge Lira

1.
Primeiras Jornadas de Eco Construção da A.L.D.E.I.A (www.aldeia.org)
7 a 9 de Junho em Paredes de Coura, no Centro Cultural - (ainda em preparação, e por isso este evento ainda não está anunciado no Site da Aldeia).


2.
Realização de um Projecto de Arquitectura para ser realizado / cosntruído em Workshop a decorrer entre em datas a definir entre 14 e 27 de Julho, em Atenor - Sendim - Miranda do Douro
Projectar uma "Curriça", ou seja, um estábulo para armazenamento de feno em forma de fardos, com manjedouras e alojamento para 6 Burras Mirandesas e suas crias em amamentação. Objectivo: Realizar um projecto que seja de muito simples e económica cosntrução, para ser cosntruído por mão de obra não qualificada e assumidamente em regime experimental de utilização de Palha em Fardos e Madeira, desejavelmente, numa semana...
Este Projecto está a ser idealizado por mim, mas creio que seria muito interessante para o grupo poder colaborar na sua concepção e elaboração, para depois, participando no workshop de construção, poder realizar com próprias mãos a obra idealizada em papel ... se quiserem, toda a abertura para esta possibilidade!

3.
Workshop de Construção Experimental em Palha / Madeira: entre 14 e 27 de Julho, em datas a definir, estamos a organizar entre a AEPGA (www.aepga.pt) e a ALDEIA (www.aldeia.org) este workshop de construção. Quando houver pormenores, envio informação para poderem os interessados realizar a sua inscrição. Vi que havia muita gente interessada, o que é BOM. É previsível que venha a ser possível ter conosco mais pessoas e presumivelmente alguns estrangeiros que sempre aparecem por cá, pelo que intercâmbio será coisa que não falta.

4.

Inquérito, Levantamento e Caracterização de Território:

Está nas mãos da minha empresa "Tomelo, Eco Desenvolvimento Lda", em colaboração (para já, só de investimento em trabalho) com a Câmara Municipal de Vimioso, a realização de Inquérito e Levantamento para Caracterização do Território das Aldeias de S. Joanico, Serapicos e Angueira (Trás os Montes) sob o ponto de vista:

Património Edificado,

Espaço Público,

Ocupação do Território,

Existências de Fauna

Existências de Flora

Os dois últimos são da responsabilidade dos Biólogos do grupo, os primeiros estão sob a minha responsabilidade e coordenação.

O Objectivo deste trabalho é obter uma matriz de informação completa sobre o território deste troço do vale do maravilhoso Rio Angueira, com as suas aldeias, moinhos, vaus, etc... para posteriormente realizar uma proposta de Estudo Prévio de um Equipamento Temático Natureza e Ambiente que será objecto de candidatura a fundos estruturais da UE, na vertente do presente quadro comunitário de apoio - valorização do teritório.

Para já este trabalho é totalmente um investimento, e pouco poderemos oferecer em troca - (a não ser a garantia de momentos de trabalho e campo muito bem passados e de uma forte experiência no Planalto Mirandês)- além da oferta de uma inscrição gratuita para quem ajudar neste "Inquérito", no passeio "L'Buro y L'Gueiteiro", a realizar entre 29 de Julho e 1 de Agosto, que francamente, recomendo que não percam ... podem ver em www.galandum.co.pt ou em www.aepga.pt, pois este passeio é uma organização conjunta da Associação Galandum Galundaina e da AEPGA. (Faço parte das duas ...) Estão lá imagens das iniciativas passadas. Recomendado a quem gosta de Música Tradicional, de dançar, de Burros e para quem quiser aprender mais um pouco sobre a densidade cultural de Terra de Miranda. Este ano incluirá um "Burro-paper" pela aldeia de Fonte D'Aldeia, onde começa o passeio, e terminará em Miranda do Douro, no largo da Sé.

Em fase posterior, e caso a candidatura seja bem sucedida, como esperamos, o tipo de trabalo será outro, pois haverá trabalho para realizar a nível de projecto e de construção, esse sim, já devidamente remunerado, para colaboração profissional ... Este programa está aberto a quem quiser "enfarinhar-se" nas aldeias, participar num inquérito de campo em grande escala ... e quem sabe, com esse investimento e um bom trabalho, poder vir com isso a obter posibilidades de fazer parte da equipa de projecto que a seguir se vai organizar, presumivelmente, lá para meados de 2008 ...

Ah, já me esquecia: em www.aldeia.org, vejam:

10 a 24 de Agosto de 2007
Campo de Trabalho Internacional: Recuperação de Escola Primária Abandonada
Vimioso - Vila Chã da Ribeira

Ficou no ar a ideia de nos organizarmos um dia da semana, e no meu carro ou em outros que se mobilizem por entre a turma, partirmos cedo para Vimioso (2h30m de viagem, mais ou menos) para visitar a pé o eixo S. Joanico / Serapicos, para que todos possam fazer ideia do que estará em jogo neste último desafio.

Se sobrar tempo, e se quiserem, ainda poderemos dar um salto a Atenor para visitar os Burrinhos da AEPGA (alguém já viu um Burrinho 3 semanas ? Temos lá um, órfão de mãe, que está a ser alimentado a biberão ...) quanto mais não seja, para ver um dos pátios Mirandeses mais bonitos que conheço.