Ecologia Urbana

Blog da disciplina de ecologia urbana, do 5º ano da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, docência do Professor Doutor Jacinto Rodrigues

20.5.08

Tampas de plástico - vale a pena separar!




Toda a gente sabe que se devem recolher as tampas plásticas, antes de mandar as garrafas para reciclar. Os miúdos recolhem montes delas em casa, para entregar na escola, e muitos quilos juntos prometem a oferta de uma cadeira de rodas a uma instituição. Nada de novo.
Quando eu pensava que a razão de tanto interesse nestas tampas tinha a ver com o facto de o plástico nelas utilizado parecer ter maior qualidade, maior densidade, e que por isso seria um desperdício misturá-lo com o restante, eis que descubro que afinal existe uma razão bem mais interessante para o fenómeno.
Ora poucas são as pessoas que comprimem as garrafas e as tampam, de forma a reduzir em muito o seu volume. O normal era as garrafas serem atiradas, quer para o lixo comum quer para o ecoponto, no seu tamanho normal e com a tampa. Apesar de os camiões do lixo fazerem uma primeira compressão do volume recolhido, essas garrafas com a tampa não sofriam a compressão por estarem cheia de ar "engarrafado", e ocupavam muito espaço quer nos camiões de recolha, quer mais tarde nos aterros (as que não são separadas).
Daí que os ganhos que permitem oferecer as cadeiras de rodas se consigam apenas através dessa economia de espaço, que se traduz em menos volume de transporte (logo menos camiões, menos combustível, menos poluição) e menos volume de lixo para aterrar (apesar de ser inadmissível que se continuem a enviar garrafas de plástico para o lixo comum).
De felicitar ainda o novo detergente skip que, ao ser verdade o que diz a publicidade, reduz para metade a quantidade de água presente no detergente, sendo que poupa em espaço e em transporte. Dá que pensar.. se repararmos na maioria dos nossos produtos caseiros, sejam eles detergentes, sumos, produtos de higiene, etc., a maior percentagem da sua composição é constituída por água. Ora andam aí grandes camiões cuja maior percentagem da matéria que transportam é.. ÁGUA! Misturada com todo o tipo de produtos.. que necessitam de embalagens duplamente maiores!! Não seria tudo mais limpo se esses produtos estivessem disponíveis em versão concentrada, e toda a água necessária pudesse ser acrescentada no momento da sua utilização, directamente da canalização de nossa casa que nos traz a água de forma mais limpa do que a imensa quantidade dos camiões das transportadoras?
Fica a ideia..