Ecologia Urbana

Blog da disciplina de ecologia urbana, do 5º ano da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, docência do Professor Doutor Jacinto Rodrigues

23.1.07

Hoje recebemos a visita do Arquitecto Filipe Francisco, um eco-arquitecto que trabalhou com o Arquitecto Pedro Correia, e que tem formação em permacultura e geobiologia. Ainda no rescaldo desta visita que nos deixou a reflectir sobre variadas questões, deixo aqui alguns apontamentos sobre os temas lançados..
Em primeiro lugar, o Filipe falou-nos de um projecto para uma casa ecológica em Aveiro que ele colaborou aquando do seu estágio com o Arquitecto Pedro Correia, que brevemente passará à fase de construção. A estrutura desta casa, construída em paredes auto-portantes em adobe, e foi calculada pelo engenheiro Pedro Maia, um dos poucos em Portugal que se dedica ao calculo de este tipo de estruturas de edifícios de terra.O edifício cumpre todos os regulamentos e todas as exigências estruturais, por isso pode ser aprovado legalmente como qualquer outro, ao contrário das ideias que geralmente temos sobre o assunto. Alguns de nós começamos por pensar que seria difícil aprovar o projecto de construção de uma destas casas, dentro dos parâmetros exigidos pelas nossas Câmaras Municipais.
Pelos vistos até existe um senhor (conhecido por Shrek, disseram??) que se dedica à construção corrente de casas de terra, no Alentejo e no Algarve.
O Filipe explicou-nos que a terra resiste bem à compressão, e mal à tracção e à torção. Por isso, a forma do edificio é mais eficiente estruturalmente quando utilizamos formas arredondadas, abóbadas e arcos, que funcionam à compressão e têm um bom comportamento ao sismo. No caso de formas angulosas, os cantos têm que ser reforçados estruturalmente, para que o edifício resista em caso de sismos.
O cimento e o reboco não devem ser usados na construção em terra, porque têm tendência a fissurar. O material de acabamento mais apropriado para a construção em terra é a cal. Existem várias formas de fazer cal... uma forma fácil é recorrer aos produtos da empresa "Fradical", que a fornece pronta a utilizar; foi referida também a existência de um senhor em Guimarães que conhece uma técnica especial de fazer cal, incorporando saibros, etc.
Existem várias formas de fazer paredes em terra... pela extensão da informação que o Filipe nos forneceu, penso que se justifica referí-las num "post" independente.
Em Trás-os-Montes existem fornos em terra, e há notícia até da existência de poços de água feitos em terra, em Portugal.
O professor Jacinto Rodrigues referiu-nos o arquitecto Hussein Fathy como sendo um dos mais conhecidos arquitectos a construir em adobe. Construiu uma aldeia no Egipto e publicou um livro "Construir com o povo e para o povo" onde explicita as técnicas antigas que utilizou na edificação da referida aldeia de Gurma.
Nos posts seguintes apontarei as principais características do adobe referidas na aula, assim como uma última parte muito interessante, esta que julgo nos ter deixado mesmo todos a pensar...

O arquitecto Filipe Francisco, que realizou o curso de arquitectura na FAUP, apresentou como trabalho final o projecto de uma casa ecológica cuja dissertação se encontra na Bilioteca da FAUP com o título "Uma experiência ecológica - uma casa unifamiliar em Gaia".
Além disso frequentou vários cursos de formação sobre geobiologia e permacultura.
Foi colaborador, durante 1,4 meses, na área da eco-arquitectura na empresa COMTERRA, eco-arquitecturas e eco-construção Lda.
Tem, neste momento, vários projectos de carácter ecológico, reconstrução de casas para turismo rural e organização de protótipos para aquecimento solar e produção de electricidades 24 horas através de energias renováveis e umas fundações ecológicas para casas de madeira.
A divulgação do seu trabalho pode ser consultada em:
http://www.ecocriacoes.blogspot.com/ (Blog da empresa) e http://www.setuproprio.blogspot.com/ (Blog sobre Auto-conhecimento)
O arquitecto Filipe Francisco estará disponível para uma reflexão conjunta com os alunos de Ecologia Urbana sobre materiais de ecoconstrução, energias renováveis aplicadas à arquitectura e ainda elementos de geobiologia que possam ajudar a uma melhor implantação dos edifícios bem assim como construção de habitat saudável."