Ecologia Urbana

Blog da disciplina de ecologia urbana, do 5º ano da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, docência do Professor Doutor Jacinto Rodrigues

24.1.07

"Marche du vivant"

No dia 6 de Fevereiro de 2007 vai-se dar início à "Marche du vivant" que pretende ser a maior manifestação ecológica, realizada até hoje, em França.

Trata-se de uma acção de pedagogia social, de enorme alcance público. A marcha partirá de uma pequena aldeia na região dos Pirinéus - Bugarach - e chegará a Paris em Maio de 2007, período entre as eleições presidenciais.

Nesta marcha, participarão dezenas de associações ecológicas e de cidadania, assim como centenas de artistas e personalidades. Estão previstas sessões culturais ao longo das várias aldeias, vilas e cidades. Palhaços, artistas de circo, pintores e conferencistas animarão várias manifestações culturais, sessões de cinema, concertos, etc.

Nesta marcha será apresentada uma casa ecológica - Quiosque da ecologia social - da iniciativa de jovens e professores donde se destaca o Arquitecto Michel Rossell.

Este quiosque estará montado num camião TIR que acompanhará a Marcha e mostrará, de forma exemplar, o uso das energias renováveis e múltiplos sistemas de materiais construtivos biodegradáveis, depurativos e de sustentabilidade agro-ecológica.

Esta manifestação faz-se para alargar a consciência cívica face às alterações climáticas resultantes duma tecnosfera fóssil, esgotante e contaminante que o actual modelo insustentável gera.